Começando na Fotografia? Legal!! Vamos Juntos (parte 3)

Olá pessoal, ótimo fim de semana!

Na terceira parte da série de estudos sobre fotografia que quero compartilhar com vocês vamos falar sobre as objetivas fotográficas (lentes).

Para começar, todo o sistema óptico de uma câmera fotográfica funciona como o nosso sistema óptico. As Objetivas são formadas por conjuntos de lentes em seu interior que juntam os raios de luz vindos da cena fotografada e os projetam, como uma imagem invertida no filme ou sensor de imagem. Como nosso próprio olho.

Parece muito simples, mas as lentes são a parte mais poderosa de uma câmera. Para muitos fotógrafos, o corpo da câmera é apenas um lugar onde se põe as lentes!

As câmeras de lentes intercambiáveis são as que permitem que você troque o tipo de objetiva para que você possa variar o seu ângulo de visão ou sua distancia focal, ou os dois!

Calma! Vou explicar o que é isso:

Distancia Focal:  é determina pelo ponto mais próximo que a lente pode chegar do filme (ou sensor), ou seja, quanto mais distante o objeto focado, mais perto do filme a lente deverá estar. Existe um ponto que é chamado “infinito”, isto é, quando se chega neste ponto temos a distância focal da lente.

Em uma objetiva fotográfica a determinação da distância focal pode ser mais complexa, mas conceitualmente é a mesma coisa.

As objetivas podem ter distância focal fixa, atualmente chamadas de prime, como por exemplo, as de 35 mm, ou distâncias focais variáveis as chamadas de zoom, por exemplo, você deve ter visto lentes com numerais assim: 18-105, 75-150. Então… são distâncias focais variáveis.

A Distância Focal também determina o tipo de lente, são elas:

Lentes Normais: Têm distancia focal que é a mesma ou muito próxima da medida diagonal do filme (na DSLR o sensor Full Frame). Ela vê o objeto, quase da mesma forma que uma pessoa quando está olhando diretamente para frente. São consideradas normais as objetivas de distância focal de 50 mm, 75 mm e 85 mm.

Lente Grande Angular: Têm distância focal menor do que as normais. As Grande Angulares mais comuns são as de 18 mm, 20 mm, 28 mm e 35mm. As lentes com distância focal menor do que 18 mm são comumente chamadas de “olho de peixe” e produzem uma imagem circular distorcida podem chegar à 6mm.

Aqui à direita foto com uma lente de 50 mm e à esquerda tirada com uma olho de peixe de 8 mm.

Lentes Teleobjetivas: Tem distância focal mais longa que as normais. As distâncias mais comuns são as de 105 mm, 135 mm, 200 mm, mas podem chegar até 1200 mm.

Para ver na prática como isso impacta na perspectiva da fotografia, veja a figura abaixo:

Ângulo de Visão: O ângulo de visão está diretamente relacionado com a distância focal, pois, quanto menor a distância focal da lente maior será o ângulo de visão que você terá, ou seja, mais elementos caberão na foto (como na figura acima).

Quanto maior a distância focal, mais restrito será seu ângulo de visão:

Observe a cima: fotografando com uma lente de distância focal de 28 mm seu ângulo de visão é de 74° , já com uma de 200 mm esse ângulo diminui para, apenas, 12°, criando, assim, um efeito chamado de Close up.

O primeiro item da lista de um fotógrafo deve ser uma coleção de lentes. Claro que essa escolha deve ser feita de acordo com o que você deseja retratar. Por exemplo, eu fotografo na rua, isto é, não preciso de uma lente com distâncias focais longas, saio pelas ruas com uma 50 mm e uma 35 mm. As teleobjetivas, geralmente são longas e podem se tornar indiscretas durante minhas saídas.

Agora se quer fotografar esportes, as teleobjetivas são as mais recomendadas, se quiser fotografias de arquitetura ou paisagens, as de 18 mm até 35 mm são as mais usadas.

Na próxima semana vamos falar sobre a relação mais importante da fotografia: Abertura e Velocidade.

Se surgirem dúvidas, no facebook  teremos post’s vídeos e debates sobre o assunto. Passe por lá!

Abraço

Comments
2 Responses to “Começando na Fotografia? Legal!! Vamos Juntos (parte 3)”
  1. Pela matéria. Parabéns

Deixe um comentário