Pôster é Arte #3

Olá pessoal!!

Vamos dar continuidade a série Pôster é arte! agora em sua terceira parte.

Hoje vamos ver como a pintura e as artes plástica influenciaram um dos maiores designers de cartazes da Art Deco.

Mas primeiro…
…Também chamado de Estilo Moderno,  o movimento nas artes gráficas, decorativas e de arquitetura que se originou na década de 1920, foi exposto pela primeira vez na Exposição Internacional de Arte Decorativa e Industrial Moderna, realizada em Paris em 1925. Começa sendo um movimento luxuoso, voltado para burguesia que ficou rica no pós-guerra e rapidamente virou modismo internacional.

Art Deco é um estilo que eu particularmente gosto muito, pois, em suas características estão a geometrização das formas, é algo um pouco mais moderno do que o Art  Nouveu, tem uma inspiração no cubismo, na abstração geométrica, no construtivismo e no futurismo, e em culturas antigas  como África, Grécia, Egito e sul-americanas.  Ou seja, uma mistura que busca algo diferente de tudo que foi visto desde então.

O  Designer desta época, qual me referi no início do post e que, particularmente, sou admirador profundo, é Adolphe Mouron Cassandre (1901-68) que se tornaria mais conhecido pelo seu pseudônimo A.M Cassandre.

Cassandre teve formação artística acadêmica e estudou pintura em diversos ateliês em Paris. Na verdade adotou o pseudônimo de Cassandre com a intenção de usá-lo em seus quadros, contudo ficou fascinado pelas artes gráficas, pois viu possibilidades mais vigorosas de experimentação do que na pintura.

Começou fazendo cartazes comerciais em 1930, e abriu sua própria agencia de publicidade chamada “Alliance Graphique”.

Com o tempo ele foi convidado pelo Bazaar Harper para projetar capas de revistas.  Mais tarde, ele se suicidou, no Verão de 1968, mas suas obras serão sempre reconhecidas. Conheça mais da obra dele clicando aqui

Devido a seus interesses e estudos no campo da pintura, Cassandre acabou profundamente influenciado pelo cubismo. E em uma entrevista de 1926 ele descreveu sua visão  sobre esse movimento: “ … sua lógica implacável e o esforço do artista para construir geometricamente a obra trazem à luz o aspecto eterno, o aspecto impessoal, para além de toda contingência e complexidade individuais”.

Ok, vamos lá. Eu separei uma obra de Cassandre para entendermos melhor o que ele quis dizer com isso:

Este cartaz foi feito para o jornal francês  L’ Intransigeant  e é um triunfo conceitual e um exemplo de construção geométrica.

Um triunfo por traduzir a figura de uma cabeça feminina no simbolo visual de Marianne, a personificação da França.

O formato do cartaz está ordenado segundo um conjunto de módulos de 6 por 8 unidades, proporcionando 48 pontos visuais quadrados. Todos os elementos adéquam-se a esse grid em termos de posição e proporção. O orifício do ouvido fica na intersecção desses campos visuais, assim como o centro da boca. O queixo se encaixa num desses campos, assim como o poste de telegrafo. O ângulo de 45° do pescoço estende-se de um vértice a outro de um quadrado que abrange quatro campos visuais. Os fis do telegrafo saem do centro do ouvido em ângulos sucessivos de 15° formando dois ângulos de 45° acima e embaixo da linha horizontal.

Cassandre tinha plena conciência da força visual do circulo e o empregou deliberadamente neste pôster e em muitos outros com o intuito de dirigir e concentrar o olhar do observador.

No vídeo abaixo você confere um slideshow com as principais obras de Cassandre e da Art Deco.

[youtube http://youtu.be/PLMOxzVzT6g]

Espero que tenham gostado.

Na semana que vem vamos voltar para Bauhaus!

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Até mais!

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